As tecnologias estão evoluindo a cada dia, e é claro que os processadores de armazenamento também passam por alterações. Atualmente, as duas unidades de armazenamento de dados são os HDs, disco rígido, que suportam grandes volumes, e os SSDs, disco sólido, que são mais velozes. 

Qual a diferença do SSD para o HD?

O que é um SSD?

Do termo inglês, Solid State Drive, SSD significa Unidade de Estado Sólido. O seu nome é justamente por conta do seu funcionamento, que ocorre por componentes eletrônicos, não possuindo partes mecânicas e móveis.

O SSD utiliza chips de memória Flash, os mesmos presentes em smartphones e tablets e modelos de computadores mais novos, constituídos por um controlador que faz a comunicação da memória com a máquina e ativação da célula, por um Floating Gate, que é onde os dados ficam salvos e são isolados.

Vantagens do SSD

    • Maior velocidade: garante mais agilidade ao iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;
    • Consumo reduzido de energia: gasta até duas vezes menos energia que um HD convencional. 
    • Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis; 
    • Silencioso: com a eliminação das partes móveis eletromecânicas, eles reduzem vibrações e se tornam totalmente silenciosos;
  • Resistência: por não possuírem partes móveis, eles são muito mais resistentes que os HDs comuns, sendo menos propenso a danos de manuseio.

Desvantagens do SSD

    • Preço: por ser uma tecnologia mais nova e por seus outros benefícios, o seu custo é um pouco mais alto;
  • Vida útil menor:com o passar do tempo, o floating gate vai perdendo sua capacidade de reter cargas, e por isso, tem uma vida útil menor. 

O que é um HD?

Também vem do termo inglês, Hard Disk Drive, que significa Drive de Disco Rígido, mais conhecido como disco rígido. Sendo um dos formatos mais antigos de armazenamento, o HD trata-se de um dispositivo de armazenamento de memória não-volátil, composto por múltiplos discos magnéticos, cuja gravação e leitura dos dados é realizada por uma agulha.

Vantagens do HD

  • Preço acessível: o preço de um HD é muito mais em conta, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior;
  • Maior capacidade de armazenamento: possuem inúmeras opções de tamanhos para armazenar seus arquivos, normalmente variam entre 500 GB e 18 TB.

Desvantagens do HD

  • Fragilidade: por conta dos seus discos móveis, eles estão sujeitos a danos; uma simples pancada pode corromper um disco rígido, causando a perda dos dados ou corrompendo-os.
  • Velocidade de leitura e escrita menor: o tempo que ele leva para acessar ou modificar os dados é bem maior em comparação ao SSD;

  • Barulhos e ruídos: os processadores de leitura são feitas pela cabeça magnética em discos rígidos, e assim é possível escutar o barulho de nora hora do processamento das informações dos dados.

 

Como escolher o melhor processador?

Se você não precisa de rapidez no processamento e leitura de dados e busca um computador móvel bem simples, o HD comum é uma ótima opção, afinal ele oferece mais espaço por um preço que ainda é muito mais baixo. 

Agora, se você é daqueles que prefere algo mais moderno em tecnologia e quer mais velocidade e segurança para armazenar os seus dados, os modelos de SSD com certeza são um ótimo investimento. 

 

Jogos: SSD ou HD?

Se você é do time que gosta de jogar, já sabe que eles são pesados pela sua grande quantidade de dados a serem processados. Nossa dica é: opte por um SSD, ele é ótimo para melhorar o desempenho dos jogos e do seu computador.

 

Posso usar o HD e SSD juntos?

A resposta é sim, e pensa numa combinação perfeita, hein!

Se você deseja alta velocidade e boa capacidade de armazenamento, pode apostar sem medo. Com os dois sistemas instalados você garante uma boa performance sem deixar de ter uma boa capacidade de armazenamento.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre os sistemas de armazenamento? Fica tranquilo que nós estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no que for preciso. Entre em contato conosco e saiba mais.